Mudança

Inverno será molhado e menos frio

Rompendo o padrão dos últimos anos, estação terá chuva em grande volume em agosto e setembro e temperaturas mais elevadas

Jô Folha -

O final de semana é momento de dar tchau para o outono e as boas-vindas ao inverno. A estação mais fria do ano chega com dias chuvosos, mas essa não será a única característica dos próximos três meses. O prognóstico da MetSul Meteorologia prevê uma frequência de chuvas mais regular, além de dias amenos ou quentes intercalados com episódios pontuais de frio intenso. Os riscos em relação à pandemia da Covid-19 não podem ser esquecidos: é preciso ficar atento para doenças respiratórias e manter os ambientes arejados, apesar do frio.

O coordenador responsável pelas Unidades Básicas de Saúde do município ligadas à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cayo Lopes, lembra da importância da população ficar ainda mais atenta aos sintomas relacionados às doenças respiratórias. Mesmo em casa, a máscara não deve ser descartada em caso de sintomas respiratórios. “No momento em que se utiliza a máscara, cria-se uma barreira. São barreiras mecânicas e o pouco que conseguem ser úteis para frear a transmissão, já ajuda”, salienta.

No inverno é comum que os ambientes permaneçam fechados, com pouca ventilação e mais aquecidos. A orientação é que, quando possível, os locais fiquem abertos para que as partículas no ar circulem com mais facilidade. “Pode ser uma janela, uma fresta. O importante é manter arejado”, frisa. Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) acreditam que uma gotícula infectada com o novo coronavírus pode ficar até 15 horas no ar.

O coordenador também lembra da possibilidade de teleconsultas na rede de UBS da cidade. Em caso de sintomas, necessidade de renovação de receitas e qualquer outro contato médico, a população pode ligar para a unidade de saúde mais próxima de casa e agendar a consulta remota. Em 40 dias, nas seis unidades atendidas pelos profissionais da UCPel, as ligações ficaram na casa das 1,6 mil; mais de mil pessoas não precisaram sair de casa para receber o diagnóstico completo. “É necessário que toda a sociedade consiga manter os cuidados. Precisamos ficar vigilantes, não só consigo mesmo, mas com os outros também”, pontua Lopes.

Período de temperaturas mais quentes que a média

Conforme a previsão da MetSul Meteorologia, durante as próximas semanas as temperaturas devem ficar acima da média, em comparação aos últimos invernos do Rio Grande do Sul - em especial o final de junho. Agosto e setembro serão os dias com as temperaturas mais quentes, o que não foge à regra dos anos anteriores. Isso não quer dizer que o frio vai desaparecer nessa estação. “Os episódios de frio mais intensos é que tendem a ser pontuais. Junho e julho, historicamente, são os meses de temperatura mais baixas enquanto agosto e setembro devem ter dias frios, com períodos até gelados”, explica o grupo de meteorologistas.

Fora isso, o segundo bimestre será também de maior risco para a ocorrência de temporais e queda de granizos. “Em anos de Pacífico mais frio do que a média, como se espera nos próximos meses, há um aumento da probabilidade de granizo em agosto, setembro e durante a primavera”, prevê o grupo. É provável que a estação termine com as chuvas abaixo da média em alguns locais do RS e acima da média em outros. A probabilidade para a metade Sul gaúcha, incluindo Pelotas, é de chuva acima do volume histórico, fator importante para aliviar a estiagem e a seca nas plantações.

Entre a segunda metade da estação, em agosto, e o início da primavera, as temperaturas podem passar por mudanças bruscas, com a presença de ventos e tempestades. Este será o momento de manter o guarda-chuva e as capas de plástico sempre próximas.

Previsão do tempo

Os próximos dias serão de chuva, para dar as boas-vindas ao inverno. As temperaturas começam a ser mais baixas em comparação às últimas semanas. O final de semana é de céu nublado, com chuvas a qualquer hora durante o sábado (20) e na tarde e noite de domingo. Na segunda-feira as chuvas devem ficar de lado, enquanto o nublado permanece presente. Confira a previsão do tempo para Pelotas:

Sábado
Mínima de 11°C e máxima de 19ºC.
Chance de chuva é de 90%

Domingo
Mínima de 12°C e máxima de 24°C.
Chance de chuva é de 80%

Segunda-feira
Mínima de 12°C e máxima de 19°C.
Não há chance de chuva

Terça-feira
Mínima de 11°C e máxima de 26°C.
Chance de chuva é de 90%

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto de pavimentação chega ao Getúlio Vargas Anterior

Projeto de pavimentação chega ao Getúlio Vargas

19 profissionais de Saúde do SUS já testaram positivo para Covid-19 Próximo

19 profissionais de Saúde do SUS já testaram positivo para Covid-19

Deixe seu comentário